Sedu abre inscrições para Formação de Implementação do Currículo do Novo Ensino Médio – Componentes Integradores

01/06/2021 15h50

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e da Subsecretaria de Educação Básica (Seeb) inicia, nesta sexta-feira (05), as inscrições para a Formação de Implementação do Currículo do Novo Ensino Médio – Componentes Integradores. São três ações formativas que podem ser realizadas individualmente ou em trilha de aprendizagem. As inscrições são on-line, realizadas em formulário único e seguem até o próximo dia 15.

O público-alvo é formado por docentes e profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino, interessados nas formações pertinentes ao Novo Currículo do Ensino Médio.

Faça sua inscrição AQUI!

As formações dos Componentes Integradores do Novo Currículo do Ensino Médio são: Projeto de Vida (Carga Horária: 40 horas); Estudo Orientado (Carga Horária: 40 horas) e Eletivas (Carga Horária: 20 horas). Todas serão realizadas no formato autoinstrucional no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Sedu e coordenadas pela Gerência de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (Geped), respeitando o seguinte calendário:

- Período Formação Projeto de Vida (Ensino Médio e anos finais Ensino Fundamental): 30/03 a 09/04;

- Período Formação Estudo Orientado: 13/04 a 14/05;

- Período Formação Eletiva: 18/05 a 04/06.

O profissional da Rede Estadual de Ensino interessado poderá optar por realizar apenas uma das formações dos Componentes Integradores, com certificação em avulso ou as três formações propostas com certificação integrada de carga horária corresponde ao total de 100 horas. Já o cursista que realizou a Formação em Projeto de Vida (ofertada pela Sedu no período entre 04/11/2020 e 20/12/2020), poderá realizar as ações de Eletiva e Estudo Orientador e optar pelo certificado integrado (100 horas). A Formação de Projeto de Vida também é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental.

Novo Currículo do Ensino Médio

O Novo Currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), por meio da Resolução CEE Nº 5.777/2020, e é composto pela Formação Geral Básica, um conjunto de competências e habilidades das áreas de conhecimento alinhadas ao que prevê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além da parte flexível, que corresponde aos oito Aprofundamentos Propedêuticos e ao Itinerário de Educação Técnica e Profissional.

Trata-se de uma ação conjunta realizada por redatores, coordenadores de área de conhecimento e articuladores do Programa de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (Probncc - Etapa Ensino Médio) e colaboração das equipes da Gerência de Ensino Médio (GEM), da Gerência do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ) e da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental.

Dúvidas: Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope)

Telefones para contato: (27) 3636-7836/ (27)3636-7825
Fernanda Maia Lyrio (E-mail: fmlyrio@sedu.es.gov.br)
Michel Dal Col Costa  (E-mail: mdccosta@sedu.es.gov.br)