Arquitetura Curricular – EPT

Na organização da oferta do Itinerário de Formação Técnica e Profissional, serão garantidas 1800h voltadas à Formação Geral Básica (FGB) e, no mínimo, 1200h do Itinerário. Os cursos serão estruturados seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) pelo Conselho Estadual de Educação do Estado do Espírito Santo (CEE/ES) e pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), que disciplinam a oferta da EPT com cursos de carga horária de 800, 1000 e 1200 horas.

As disciplinas que comporão as matrizes curriculares deverão estar articuladas entre si, fundamentadas nos conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Essa proposta possibilita a integração entre educação básica (FGB) e a formação profissional, assim como favorece a unidade dos projetos de cursos em toda a escola, concernente a conhecimentos científicos e tecnológicos, propostas metodológicas, tempos e espaços de formação. Dessa forma, o curso estará estruturado em núcleos politécnicos[1] com a seguinte organização:

[1] De acordo com a Resolução CNE/CEB Nº 6 de 2012, o núcleo politécnico comum correspondente a cada eixo tecnológico em que se situa o curso, que compreende os fundamentos científicos, sociais, organizacionais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, estéticos e éticos que alicerçam as tecnologias e a contextualização do mesmo no sistema de produção social.