Principais Mudanças

Conheça um pouco mais sobre as mudanças no contexto do Ensino Médio Capixaba:

MUDANÇA 1 - Ampliação da carga horária

Fonte: CLIQUE AQUI - acessado em 30.04.2021

A carga horária total do Ensino Médio de todas as escolas do nosso Estado passa a ser de, no mínimo, 3000h. Isso significa que os estudantes capixabas terão, ao menos, mil horas de estudo em cada série. Essa carga horária vai depender da modalidade em que o estudante estiver matriculado.

Além disso, o Novo Ensino Médio traz a proposta de ampliação das escolas de Tempo Integral, portanto, a Secretaria de Educação do Espírito Santo, desde 2019, vem ampliando ano após ano a oferta das escolas que ofertam essa modalidade. Tudo isso para que os estudantes tenham mais tempo na escola para realizar estudos, projetos e pesquisas, serem apoiados no desenvolvimento dos seus projetos de vida, entre outras diversas atividades.

MUDANÇA 2 -  Flexibilização Curricular

O Itinerário Formativo é composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na Formação Geral Básica e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com seus interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional. 

O Itinerário Formativo é organizado em: Componentes Integradores (Eletivas, Projeto de Vida e Estudo Orientado) e Aprofundamentos.

Inicia na 1ª série do ensino médio, com a oferta dos Componentes Integradores e a partir da 2ª série são introduzidas as unidades curriculares do Aprofundamento em uma ou mais áreas de conhecimento de sua escolha.

As unidades escolares que ofertam o Tempo Integral e Educação Profissional e Técnica, além do Componentes Integradores Eletivas, Projeto de Vida e Estudo Orientado ofertam também Práticas Experimentais e Práticas e Vivências em Protagonismo. Em especial, a Educação Profissional e Técnica inicia a oferta dos cursos desde a 1ª série do ensino médio.

Mudança 3: Direitos e objetos de aprendizagens iguais para todos

O Espírito Santo, ao elaborar o Currículo Capixaba, visa a garantir, em sua organização curricular, o direito à aprendizagem igual a todos os estudantes. Isso significa dizer que nele estão definidos direitos e objetivos iguais para proporcionar aos discentes um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns. A expectativa é reduzir as desigualdades educacionais para elevar a qualidade da educação.

Neste sentido, ressaltamos o previsto no CNE/CEB nº 5/2011 que nos traz uma reflexão sobre esta questão:

“Com a perspectiva de um imenso contingente de adolescentes, jovens e adultos que se diferenciam por condições de existência e perspectivas de futuro desiguais, é que o Ensino Médio deve trabalhar. Está em jogo a recriação da escola que, embora não possa por si só resolver as desigualdades sociais, pode ampliar as condições de inclusão social, ao possibilitar o acesso à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho. ”

BRASIL. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Parecer nº 5, de 4 de maio de 2011. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 24 de janeiro de 2012, Seção 1, p. 10.

Disponível CLICANDO AQUI (Acesso em: 05 de maio de 2021).