Principios Norteadores

O movimento que a Secretaria da Educação do Espírito Santo realiza para implantar e implementar o Novo Ensino Médio Capixaba é norteado por princípios fundamentais e essenciais, que garantem o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando os desafios do novo século. Esses princípios são retomados, sempre que necessário, para orientar as tomadas de decisões da rede de ensino, uma vez que preservam os objetivos iniciais do programa.

Entenda cada um dos princípios apresentados:

 

  • Flexibilização: permite a contextualização do currículo considerando as especificidades e características das unidades presentes no sistema educacional do Estado, possibilitando a adequação da proposta pedagógica às características, habilidades e necessidades de aprendizagem de cada realidade escolar e de cada estudante.
  • Protagonismo Juvenil: desenvolve a capacidade do estudante de enxergar-se como agente principal de sua própria vida, responsabilizando-se por suas atitudes e, dessa forma, atuar como fonte de iniciativa (não sendo mero expectador e sim envolvendo-se de fato na solução de problemas), de liberdade (oportunidade para aprender a avaliar, a decidir e a fazer as escolhas) e de compromisso (ser responsável por suas decisões), de forma a responder aos desafios postos pelo século XXI.
  • Formação Integral Humana: tem como propósito a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo “a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva” (BNCC, 2017, p. 14)
  • Exercício da Cidadania: visa ao desenvolvimento da consciência dos estudantes como elemento fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, críticos, ativos e intervenientes, com recurso nomeadamente ao intercâmbio de experiências vividas pelos estudantes e à sua participação, individual e coletiva, na vida da escola e da comunidade, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Progresso científico e educacional: objetiva aproximar o estudante da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social do contexto científico–tecnológico, capacitando-o para participar do processo democrático de tomada de decisões, promovendo a ação cidadã encaminhada à solução de problemas relacionados com meio no qual está inserido.
  • Equidade e valorização das diferenças: valoriza a aprendizagem e suas diferentes formas de desenvolvimento, respeita o estudante em sua singularidade, integralidade e diversidade, amplia a leitura de mundo a partir do conhecimento científico trabalhado de modo significativo, promove a contextualização e a problematização dos saberes, fortalece a relação “professor e estudante” num processo de mediação e diálogo, e direciona os esforços para a melhoria da qualidade em educação como um direito fundamental de todos.
  • Qualificação para o Trabalho: visa a desenvolver competências técnicas em diferentes campos, a fortalecer a comunicação e a gerar renda por meio da qualificação profissional.
  • Desenvolvimento de Competências: visa a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. As 10 competências abarcam todas as dimensões do indivíduo, tanto cognitivas quanto emocionais.