Sedu inicia encontro de diretores sobre o Novo Ensino Médio

01/06/2021 15h02

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Ensino Médio (GEM) e da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, iniciou uma série de encontros on-line com os gestores das escolas estaduais para dialogar sobre o Novo Ensino Médio, estabelecido pela Lei Federal nº 13.415/2017, que altera a forma de oferta de ensino nessa etapa de escolaridade.

O objetivo da realização dos momentos, segundo a gerente de Ensino Médio da Sedu, Rosângela Vargas, é participar e buscar entender, cada vez mais, as diversas realidades das escolas capixabas. “Precisamos desse diálogo para que a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas possibilite a (re)construção de uma educação com a cara dos nossos jovens, a partir de um trabalho colaborativo e de muito diálogo entre nós e aqueles que atuam nas escolas", disse.

São várias as mudanças trazidas por esta normatização e o processo de implementação acontece de forma gradual, seguindo o cronograma estipulado pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2021, todas as escolas da Rede tiveram a carga horária ampliada para 1.000 horas anuais, aumentando de cinco para seis aulas diárias, iniciando o processo de implantação do programa. Em 2022, o novo currículo e a nova organização curricular serão implantados nas escolas, que estarão com a distribuição dos Itinerários Formativos definidos.

Com a intenção de apresentar as novas propostas e contextualizar os diretores escolares sobre o processo de implementação, a Sedu está realizando uma série de encontros on-line, organizados por Superintendência Regional de Educação (SRE). Outro objetivo com os encontros é abrir mais um espaço de escuta desses sujeitos que são peças-chave para alcançar os resultados propostos com esta nova política educacional.

Durante as reuniões, os responsáveis pelos setores envolvidos nos eventos falam sobre os desafios que terão que ser enfrentados por todos atuantes nos processos, esclarecem sobre os critérios que levaram às definições para a implantação do Novo Ensino Médio Capixaba e sobre os fatores que embasaram a primeira proposta de distribuição dos Itinerários Formativos por escola, e ainda, sobre o processo de construção coletiva do novo currículo do Ensino Médio e suas características principais.

Ao final de cada momento, são esclarecidos os próximos passos que a Sedu dará neste processo de implementação do Novo Ensino Médio e abre espaço para todos contribuírem com compartilhamento de informações ou dúvidas, reforçando a ideia de que a (re)construção do espaço escolar e a inovação na forma de ensino para os jovens é essencial para atender às necessidades do mundo atual e necessita da presença de cada um dos colaboradores.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu