Itinerário Formativo

Os Itinerários Formativos de Aprofundamento já estão distribuídos pelas escolas da rede estadual e configuram a mudança fundamental no Ensino Médio por meio da diversificação e flexibilidade no currículo  (Clique aqui e acesse o mapa de oferta e encontre a unidade escolar e o itinerário de seu interesse). Têm como objetivo aprofundar e consolidar a formação integral dos estudantes para realizarem seus Projetos de Vida, promovendo a incorporação de valores universais e desenvolverem habilidades que permitam uma visão ampla de mundo tornando-os capazes de tomar decisões dentro e fora da escola, além de atender as necessidades e as expectativas dos jovens, fortalecendo o Protagonismo na medida que escolhem o que desejam aprofundar.

 

O Itinerário Formativo tem como proposta um conjunto de situações, atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, aptidões e objetivos, os conhecimentos em uma ou mais Áreas de Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional, a partir dos saberes adquiridos na Formação Geral Básica, considerando as especificidades locais e a multiplicidade de interesses dos estudantes.

Os Itinerários Formativos têm carga horária mínima de 1.200 horas no Ensino Médio.

Os Itinerários serão ofertados por Área de Conhecimento ou Entre Áreas de Conhecimento:

  1. Linguagens e suas Tecnologias;
  2. Matemática e suas Tecnologias;
  3. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  4. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  5. Formação Técnica e Profissional.

 

 Os Itinerários Formativos foram elaborados com base no documento “Referenciais Curriculares para a Elaboração dos Itinerários Formativos” (ao clicar no termo em negrito - acessar a portaria nº 1432 https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199 ) que orienta os sistemas de ensino na construção dos itinerários formativos, visando atender as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, publicadas na Resolução MEC/CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018, e a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.

 Os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo (aos clicar no texto em negrito acessar a imagem ) que “visam integrar e integralizar os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, bem como criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas profundamente associadas à realidade contemporânea, que promovam a sua formação pessoal, profissional e cidadã. Para tanto, buscam envolvê-los em situações de aprendizagem que os permitam produzir conhecimentos, criar, intervir na realidade e empreender projetos presentes e futuros. ” (BRASIL. Portaria nº 1432, de 28 de dezembro de 2018).

 No caso da Formação Técnica e Profissional, os itinerários trabalham habilidades associadas aos quatro eixos estruturantes em unidades curriculares específicas que compõem o Módulo de Formação para o Mundo do Trabalho. Além das habilidades do Mundo do Trabalho, também, as habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) (MEC, 2018).

Eixos estruturantes

Conheça um pouco mais os Eixos Estruturantes

site: https://porvir.org/novo-ensino-medio-entenda-os-itinerarios-formativos/  acesso em 12.05.2021

A Secretaria de Educação - SEDU, em consonância com os que define os documentos que orientam a construção do Novo Currículo, organizou o Itinerário Formativo por meio dos Componentes Integradores e do Aprofundamento, onde o Aprofundamento tem como foco aprofundar os conhecimentos de uma das Áreas de Conhecimento ou mais de uma Área de Conhecimento.

Os Componentes Integradores são as componentes comuns a todos os Itinerários Formativos, composto por Projeto de Vida, Eletiva e Estudo Orientado.

Para saber um pouco mais sobre os Componentes Integradores e o Aprofundamento acesse:

Componentes Integradores (clicar e ir para o subtópico)

Aprofundamentos (clicar e ir para o subtópico)

 

COMPONENTES INTEGRADORES

 

Projeto de Vida:

O Projeto de Vida é um Componente Integrador que tem como foco o autoconhecimento e a reflexão sobre a atuação do jovem no mundo, na família e na comunidade. Tem o objetivo de desenvolver a capacidade do estudante de dar sentido à sua existência, tomar decisões, planejar o futuro e agir no presente com autonomia e responsabilidade. Nas aulas de Projeto de Vida, o estudante terá, também, a oportunidade de fazer escolhas profissionais, embora este não seja o foco do componente.

Eletiva:

A Eletiva é um Componente Integrador de livre escolha do estudante. A escola oferecerá um cardápio de Eletivas (clicar na palavra e direcionar ao site de eletivas: https://curriculo.sedu.es.gov.br/novoensinomedio/)  e o estudante poderá escolher uma eletiva diferente a cada trimestre, sempre considerando seus interesses, aptidões e Projeto de Vida. As Eletivas oportunizam aos estudantes a experimentação e diversificação do currículo, ampliando, aprofundando e enriquecendo o repertório de conhecimento, expandindo, dessa forma, suas capacidades de ler o mundo de maneira crítica e propositiva e, mais ainda, de sua própria atuação como estudante, como protagonista e como agente de transformação da sociedade.

Estudo Orientado:

As aulas de Estudo Orientado têm como princípio o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, bem como proporcionar tempo e espaços qualificados para as práticas de estudos, no ambiente escolar. Essas aulas visam, com o apoio do professor, além da aquisição das técnicas de estudo, também, criar com os estudantes uma rotina de estudo para apoiá-los no processo ensino aprendizagem. 

APROFUNDAMENTOS 

 

O Aprofundamento é parte integrante do Itinerário Formativo está organizado em diferentes arranjos, reunidos em uma ou mais áreas de conhecimento, articulados a partir dos eixos estruturantes. O Aprofundamento inicia a partir da 2ª série dando continuidade na 3ª série.  As unidades escolares que ofertam Formação Técnica e Profissional iniciam seus cursos na 1ª série.

 

Organização do Aprofundamento:

Conheça os Aprofundamentos ofertados pela rede estadual:

 

Aprofundamentos elaborados pelas Áreas de Conhecimento e Formação Técnica e Profissional

Descrição dos Aprofundamentos:

 

Área de Linguagens e suas Tecnologias

Tema: MÍDIAS DIGITAIS: LINGUAGENS EM AÇÃO!

Este itinerário é uma ótima oportunidade para aqueles que desejam aprender a usar ferramentas adequadas e tecnologia para a realização de pesquisas, ter acesso a textos em língua portuguesa, espanhola e inglesa, realizar comunicação impressa e em mídias digitais e realizar intervenções sociais que envolvam arte, práticas corporais e tecnologia.

Cursos afins: Licenciatura e Bacharelado: Letras (Português, Inglês e Espanhol), Arte, Educação Física, Teatro e Dança, Comunicação, Publicidade e outros que envolvam os conhecimentos desenvolvidos durante o Ensino Médio.

                                                     

 

Área de Matemática e suas Tecnologias

Tema: EDUCAÇÃO FINANCEIRA E FISCAL

O aprofundamento em Matemática visa a contribuir de forma significativa na formação do estudante e, por consequência, de um cidadão com perfil empreendedor, competente, com consciência socioeconômica, investigativa e ética e com condições de desenvolver e realizar seus projetos individuais e coletivos, comprometido com o desenvolvimento local e regional.

Cursos afins: Gestão Pública, Desenvolvimento econômico e social. Licenciatura e Bacharelado: Matemática, Geografia, Matemática Aplicada, Ciências Contábeis, Estatística, Economia, Ciências de Dados, Ciências Sociais e outros.

 

 

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Tema: TERRA, VIDA E COSMO

Tem como proposta aprofundar os conhecimentos relacionados à Ciências da Natureza, tratará dos aspectos da origem e evolução da Vida e do Universo, numa perspectiva científica, bem como tratará das questões relacionadas à qualidade de vida, sociedade e tecnologia. Neste aprofundamento o estudante terá a oportunidade de aprofundar temas como: Ciência ambiental, comunicação e informação; A Física Médica e o Cosmo; Ética, ciência, tecnologia e ambiente; Radioatividade; Origem e Evolução do Universo e outros temas, por meio de práticas experimentais, recursos de multimídias, documentários e outros.

Cursos afins: Engenharias: Elétrica, Mecânica, Química, Ambiental, Industrial, Computação, Alimentos e demais engenharias. Licenciatura e Bacharelado: Biologia, Física e Química. Outros cursos: Astronomia, Astrofísica, Biotecnologia, Bioengenharia, Física Médica e outros.

 

 

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Tema: MODERNIZAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E MEIO AMBIENTE

O aprofundamento foi pensado na perspectiva de uma formação humanística, crítica e de compromisso social visando o respeito à diversidade humana e à natureza, bem como, a identificação dos problemas do mundo contemporâneo resultantes da modernização.

Cursos afins: Licenciatura e Bacharelado: Ciências Sociais, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, História, Geografia, Turismo, Ciências Econômicas, Direito, Administração entre outros.

 

 

Formação Técnica e Profissional

Nesse itinerário serão ofertados cursos técnicos de nível Médio. A proposta é o desenvolvimento de competências profissionais, pessoais e sociais que promovam o desenvolvimento da capacidade de aprender e permitam aos estudantes utilizarem novas técnicas e tecnologias no trabalho, desenvolver competências profissionais e pessoais e colaborarem com a melhoria contínua nos setores de produção e serviços.

Cursos afins: No Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNTC) estão listados os Cursos de Graduação e outras formações que permitem aos estudantes avançarem nos seus estudos a cada Eixo Tecnológico, e cada curso, permite diversas possibilidades. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo atualmente oferta mais de 20 cursos técnicos.

 

 

 

Aprofundamentos elaborados entre as Áreas de Conhecimento:

Descrição dos Aprofundamentos entre Áreas de Conhecimento:

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Tema: HUMANIDADES E RELAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

O aprofundamento visa o desenvolvimento integral do ser humano e da sociedade por meio do comprometimento social e da solidariedade. Ao final do percurso o estudante estará apto para atender as demandas da sociedade a fim de promover um desenvolvimento sustentável que minimize impactos sociais e ambientais.

Cursos afins: Licenciatura e Bacharelado: Ciências Sociais, Sociologia, Ciência Política, Filosofia, História, Geografia, Ciências Biológicas, Bioética entre outros.

                                

Área de Linguagens e suas Tecnologias e a Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Tema: NARRATIVAS SOCIOLITERÁRIAS: LITERATURA, ARTE E CIÊNCIAS HUMANAS DESCREVEM O MUNDO

Este itinerário destina-se àqueles estudantes que, por meio da literatura, aprenderão a conhecer o mundo e o conhecimento em suas múltiplas dimensões, tornando-se cidadãos capazes de relacionarem diferentes linguagens e diferentes conhecimentos, por meio de uma formação ética, estética e crítica. Essa formação possibilitará uma atuação efetiva no mundo do trabalho e das relações sociais com protagonismo, atitudes e valores voltados para uma sociedade justa, igualitária e sustentável e desenvolverá um comprometimento com as diversidades presentes na humanidade, na natureza e na cultura.

Cursos afins: Licenciaturas e Bacharelado: Letras (Português, Inglês e Espanhol), Sociologia, Filosofia, Direito, Serviço Social e outros afins.

 

 

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a Área de Linguagens e suas Tecnologias

Tema: O ESPORTE, A CIÊNCIA E SUAS LINGUAGENS

Visa promover a aprendizagem de conteúdos relacionados à fisiologia humana e a prática desportiva. Compreender a relação entre a prática esportiva, a ciência e a qualidade de vida, considerando os valores éticos e morais, além de desenvolver habilidades como a socialização, a cooperação, a solidariedade, a disciplina, o espírito de equipe e tantos outros, essenciais para a formação integral do estudante.

Cursos afins: Engenharias: Biomédica, Alimentos, Controle e automação e demais engenharias. Licenciatura e Bacharelado: Educação Física, Língua Inglesa, Biologia, Física e Química. Outros cursos: Nutrição, Biotecnologia, Bioengenharia, Física Médica e outros.

 

Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Área de Matemática e suas Tecnologias e a Área de Linguagens e suas Tecnologias

Tema: ENERGIAS RENOVÁVEIS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Tem como proposta a responsabilidade e sensibilidade na conservação do meio ambiente para a nossa e para futuras gerações. Aborda conteúdos que envolvem as fontes de energia, matriz energética no Brasil e no Mundo, as questões geopolíticas que envolvem o uso de combustíveis, os impactos ambientais e a sustentabilidade energética, tudo isso a partir de reflexões a respeito dos contextos de produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico no cotidiano, no setor produtivo, na economia, nas dinâmicas sociais e no uso, reuso e reciclagem de recursos naturais, valorizando a cooperatividade e o empreendedorismo nos projetos.

Cursos afins: Engenharias: Ambiental, Elétrica, Mecânica, Computação, Controle e Automação e demais engenharias. Licenciatura e Bacharelado: Matemática, Geografia, Biologia, Física e Química. Outros cursos: Ciência da Computação, Bioengenharia e outros.

 

 

Área de Ciência da Natureza e suas Tecnologias, Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Área de Matemática e suas Tecnologias e a Área de Linguagens e suas Tecnologias

Tema: ASPIRAÇÕES DOCENTES (Em análise pelo Conselho Estadual de Educação)

Tem como objetivo introduzir alguns conceitos pedagógicos para os estudantes que desejam seguir a carreira no magistério. Visa apresentar a carreira docente a partir de vivências pedagógicas, bem como nas quatro áreas de conhecimento, possibilitando ao estudante identificar os interesses e aptidões para seguir tanto na Pedagogia como em uma das áreas de conhecimento. Alguns temas que serão abordados: Educação na contemporaneidade; Vivência Pedagógica; A pesquisa científica em sala de aula como prática de aprendizagem, inovação e transformação social; Mídias, redes sociais, metodologias ativas e Humanidades; Matemática em situações do cotidiano; Manifestações multiculturais, além de outros temas.

Cursos afins: Todos os cursos de Licenciaturas e o curso de Pedagogia, entre outros cursos.