O Processo de Construção do Currículo Capixaba

O trabalho de (re)elaboração do novo currículo do Estado do Espírito Santo, buscou garantir,  na escrita da Formação Geral Básica e dos Itinerários Formativos, o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações, considerando a formação integral do estudante, voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais, com base na BNCC. A produção das versões preliminar e final, após contribuições de especialistas e da sociedade civil, do currículo capixaba foi realizada por:

  • 01 Coordenador Estadual ProBNCC;
  • 01 Coordenador de Etapa – Ensino Médio;
  • 04 Coordenadores de Área - Ensino Médio;
  • 01 Articulador Entre Áreas;
  • 01 Articulador para Itinerários Formativos Propedêuticos;
  • 01 Articulador para Itinerários Formativos de Formação Técnica e Profissional;
  • 18 Redatores Formadores por componente curricular - Áreas do Conhecimento;
  • 02 (Colaboradores) Redatores Formadores por componente curricular - Formação Técnica e Profissional;

Essa equipe, a partir dos documentos de referência (ver Marco Legal, já citado) com vistas a atingir os objetivos abaixo, deu início às suas atividades, sempre com propósito de atender os objetivos preconizados pela BNCC e pelos anseios da juventude capixaba.

Para que esse trabalho fosse efetuado de forma adequada, foram realizadas reuniões, encontros e seminários, com o intuito de contemplar o planejamento das atividades, os alinhamentos necessários, bem como formações com todos os atores envolvidos no processo. Após essas atividades, a Sedu disponibilizou os documentos curriculares construídos pela equipe para contribuições da sociedade e de especialistas, por meio de consultas públicas e de leituras críticas da nova proposta do currículo do Ensino Médio, possibilitando a construção coletiva, a partir da abertura de espaço para inserção de considerações e sugestões nas várias proposições apresentadas durante sua construção, visando ao seu aperfeiçoamento.

Para incentivar a atuação da rede estadual e sociedade civil nas consultas públicas, ações de mobilização foram realizadas para garantir a participação dos públicos interessados nas consultas. A parte da Formação Geral Básica (FGB), esteve aberta para contribuições no período de 21 de outubro a 11 de novembro de 2019, tendo a participação de 8.715 pessoas e 4.675 contribuições. Já a Consulta Pública da versão preliminar dos Itinerários Formativos, que foi realizada de 23 de novembro a 10 de dezembro de 2020, recebeu 781 participações. A leitura crítica, por sua vez, foi realizada em parceria com o Instituto Reúna, que obteve olhares de especialistas sobre o documento, aprimorando ainda mais a escrita.

O processo de construção da nova proposta curricular é finalizado após a realização de encontros participativos e formativos por área de conhecimento e formação técnica e profissional, da escrita do documento, da realização de consultas públicas das versões preliminares do documento curricular, da leitura crítica, assegurando as contribuições para o aperfeiçoamento do Currículo, da elaboração da versão final apresentada e validada pelo Secretário de Educação, Vitor de Angelo. Em paralelo, no decorrer do processo, foram realizadas articulações com o Conselho Estadual de Educação - CEE-ES, para validação das propostas apresentadas.