Cronograma de Implementação

 

AÇÕES

PRAZO

Implementação do Novo Ensino Médio em 17 escolas-piloto: ampliação de carga horária mínima anual (1.000 h) e inclusão dos componentes integradores Projeto de Vida e Eletivas na Parte Diversificada do currículo.

2019

Ampliação da carga horária mínima anual (1.000 h) para 62 escolas da Grande Vitória com implementação dos componentes integradores. (Projeto de Vida, Eletivas e Estudo Orientado) na Parte Diversificada do currículo.

2020

Elaboração do documento curricular do ensino médio a partir da BNCC.

2019-2020

Realização de consulta pública do currículo do ensino médio

2019-2020

Homologação do novo Currículo do ensino médio pelo CEE.

2020

Workshops formativos Formação sobre Novo Ensino Médio com as equipes das SRE e diretores escolares.

A partir de 2019

Formação continuada de professores sobre Novo Currículo do Ensino Médio - Itinerários Formativos: Componentes Integradores (Projeto de Vida, Eletivas e Estudo Orientado)

2021

Formação continuada de professores sobre Novo Currículo do Ensino Médio - Formação Geral Básica

2021

Formação continuada de professores sobre novo currículo do Ensino Médio - Itinerários Formativos (aprofundamento)

2022

Ampliação da carga horária mínima (1.000 h anuais) para todas as escolas de ensino médio Ampliação da carga horária total de todas as escolas para, pelo menos, 3.000 horas com implementação dos componentes integradores (Projeto de Vida, Eletivas e Estudo Orientado)

Até 2021

Adequação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das escolas que ofertam ensino médio

2021

Regulamentação da oferta do Novo Ensino Médio

2021

Implementação do Novo Currículo nas 1ª séries do EM

2022

Implementação do Novo Currículo nas 2ª séries do EM

2023

Implementação do Novo Currículo nas 3ª séries do EM

2024

Monitoramento e avaliação da implementação do Novo EM

2024