BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).(http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ )

O documento foi elaborado visando cumprir às leis educacionais vigentes no País e contou com a participação dos diferentes segmentos envolvidos com a Educação Básica, nas esferas federal, estadual e municipal, sendo essencial para o bom desenvolvimento da prática pedagógica.

Durante sua elaboração universidades, escolas, instituições do terceiro setor, professores e especialistas em educação brasileiros e estrangeiros também foram envolvidos. Sua construção seguiu uma tendência internacional dos países que se propuseram a reformar a educação, sempre em busca de mais qualidade.

Alguns pontos interessantes dessa tendência que contribuíram para o direcionamento da BNCC no Brasil foram:

  • A forma com que a sociedade e seus diversos setores foram envolvidos;
  • A definição dos atores que lideraram e daqueles que integraram o processo de construção dos documentos;
  • As metas e prazos estabelecidos;
  • A forma como a implementação foi realizada, monitorada, acompanhada e ajustada com equidade.

Sugestão de vídeo:https://institutoreuna.org.br/projeto/base-comentada-para-o-ensino-medio/

As Competências Gerais da Educação Básica

Ao término da Educação Básica, pretende-se que os estudantes tenham desenvolvido as dez competências gerias da Educação Básica, que asseguram, ao discente, a sua formação humana integral.

As Competências Gerais devem ser tratadas de forma inter, multi e transdisciplinar, perpassando por todas as áreas de conhecimento.